• Radio Marketing ainda compensa? Quinta-feira, 16/04/2020 às 15:00:05

     

    Hoje não é incomum que se ouça perguntas como: “ainda se ouve rádio?”, “o rádio vai acabar?”, “Na internet tem tudo, pra que rádio?” e assim por diante. Dúvidas assim não são extraordinárias, considerando que a onda da praticidade de informação tomou dimensões irrefutáveis em todo o mundo. Mas como nada é absoluto, nem mesmo a internet hoje consegue ir aonde as ondas de rádio vão, e aqui vamos te convencer dos pontos benéficos de ainda possuir o rádio como mídia para divulgação. 



    Músicas na rádio? Hoje todos possuem playlists no celular!

    Tá certo que hoje escutar música nunca foi tão fácil. Com os inúmeros canais de streaming (tecnologia capaz de enviar um fluxo de informações em redes online), a vida de quem interage com o mundo do entretenimento foi, digamos, “facilitada”. Porém estamos falando apenas de músicas. Diferente do rádio, o entretenimento online não possui seus conteúdos intercalados à publicidade e propaganda. Mas aí você deve estar pensando: “Mas ninguém gosta de propagandas enquanto se ouve música”. A resposta a esse pensamento vem com a necessidade de quem ouve.

    O utilitarismo do rádio vai além de apenas fornecer músicas. Se o contexto fosse este, a rádio realmente já teria alcançado seu fim. O ouvinte deste veículo comunicativo busca além das músicas, a companhia e opinião do comunicador que o acompanha desde o acordar até a volta exaustiva do trabalho. O jovem busca sempre se atualizar sobre os novos eventos na cidade. A dona de casa, além da voz amiga do radialista, sempre está ali interagindo com a programação e se inteirando das notícias do momento e o pai de família vindo do trabalho em seu carro, buscando o resumo das notícias do dia, sintoniza nas ondas de rádio para obter as informações.

    Em suma, mesmo quem prefira música ou a informação, em algum momento vai recorrer ao rádio para se atualizar sobre conteúdos que sejam considerados relevantes para si, afinal, ele é instantâneo e todos sabem que sempre está ali alguma frequência sintonizada.


    Mas nesse momento a internet está em todo lugar!

    Considerando o alcance de ambos, se faz necessário uma pequena análise: onde tem internet, tem rádio. Mas onde tem rádio, nem sempre tem internet. Durante viagens se torna inviável a utilização de leituras para informação ou algo do tipo ou até mesmo interagir com amigos em redes sociais. O fato deve-se à inviabilidade de se usar as mãos para isso e também porque quase sempre o sinal de internet se encontra ausente em muitas rodovias e vilarejos.


    Então ainda é necessário investir em Rádio para o Marketing da minha empresa? Mas e a Tv?

    Comunicação é importante para qualquer negócio e em meio ao contexto atual em que nosso país se encontra, a viabilidade de custos também. Imagine o seguinte caso: para um comercial é requerido uma mulher esteticamente desejável, com atributos provocantes e padrões que atraiam a média de pessoas interessadas para uma campanha de cerveja. Para esse tipo de produção, paga-se por um cenário, por uma produção (câmeras, edição etc.), e pelo padrão estético da modelo (condizente ao mais aceitável pelo público a ser alcançado) e assim por diante. Ou seja, o custo será alto, enquanto que no rádio tudo isso é possível, utilizando-se apenas uma voz feminina agradável e a imaginação de seu público para a idealização de uma “mulher gostosa” de acordo com os critérios de cada um. Fazendo assim, economiza-se até 95% em produção, aumentando o ROI (retorno sobre investimento) do serviço oferecido.

    E se isso ainda não está bom, as emissoras radialistas ainda podem fazer eventos como grandes shows, festivais, reuniões e até mesmo intervenções nas ruas com unidades móveis para ter uma maior proximidade com o público e também levar sua marca para as ruas, fazendo uma interação direta com os ouvintes. Utiliza-se também as mídias sociais para interagir com o cliente na própria fan page da emissora - aqui não se vê a internet como uma inimiga, mas como uma ferramenta para um maior alcance.

    Nós da 96 FM esperamos que esse conteúdo te ajude a tomar a decisão de alavancar seus negócios utilizando a rádio para seu processo de venda ou divulgação. Estamos preparados para colocar o cliente em sua porta! Entre em contato conosco e veja!