A influenciadora digital Isabel Veloso, de 18 anos, anunciou recentemente que está grávida do primeiro filho. A notícia causou surpresa e dividiu opiniões, considerando o diagnóstico de câncer terminal, divulgado em março deste ano.
Isabel foi diagnosticada com Linfoma de Hodgkin e, inicialmente, os médicos haviam informado que ela teria apenas seis meses de vida. No entanto, a médica responsável pelo tratamento, Melina Branco Behne, esclareceu que o estado de saúde da jovem é estável. Isabel está sob cuidados paliativos e não em estágio terminal, o tumor está pequeno e com crescimento estagnado.
“O quadro clínico da Isabel está estável. O tumor está pequeno, com o crescimento estagnado e ainda com o controle importante dos sintomas que ela sentia – que eram dores e falta de ar. Agora, o que está sentindo são as ânsias e os vômitos, comuns no início da gestação. A Isabel não está em estágio terminal. E, sim, apenas, sob cuidados paliativos”, disse.
A médica havia recomendado que Isabel não engravidasse devido aos riscos associados à gestação, como a possível piora dos sintomas e a contraindicação de certos medicamentos. No entanto, garantiu que os tratamentos anteriores não afetarão o desenvolvimento da criança.
Isabel usou suas redes sociais para esclarecer a confusão sobre sua condição. “Essa é a maior prova que eu não estava mentindo contra minha doença. Para os desinformados que estão de plantão aí, cuidando da minha vida. Minha doença era terminal, devido a uma data prevista que eu tinha de tempo. Eu tinha um tempo estimado de vida e não tinha certeza que a minha doença iria se estabilizar, mas ela se estabilizou e eu passo a não ser chamada de uma paciente em ‘estado terminal’ e sim em estado paliativo. Eu não sou uma paciente terminal, eu sou uma paciente em cuidados paliativos”, afirmou.
A jovem também agradeceu pelo apoio, compreensão dos seguidores e destacou a importância de esclarecer a situação. Isabel tem 3.4 milhões de seguidores no Instagram.