Um filhote de hipopótamo-pigmeu da Tailândia está encantando o mundo nas redes sociais. Moo Deng, uma fêmea, vive no zoológico de Khao Kheow, na cidade de Si Racha, e virou sensação no TikTok desde que nasceu, em julho deste ano.
A bebê hipopótamo, que já acumula mais de 3 milhões de seguidores na plataforma, chamou atenção especialmente por sua “rebeldia” em relação ao cuidador que aparece nos vídeos.
Enquanto ele tenta dar banho ou brincar com Moo Deng, a filhote lhe dá mordidas inofensivas ou tenta fugir.
No entanto, quando não está em pé de guerra com o funcionário do zoológico, a filhote de hipopótamo, sempre molhada, encanta os internautas com a fofura de seu sono.
Moo Deng significa “porquinho saltitante” ou “porquinho elástico”em português.
Veja o vídeo:
Consequências da fama de Moo Deng
Aos dois meses de vida, a bebê hipopótamo inspirou diversas contas dedicadas a ela no TikTok e até mesmo campanhas publicitárias. O número de visitantes chegou a triplicar no zoológico de Khao Kheow.
Com o alcance dos vídeos que mostram Moo Deng brincando ou relaxando no zoológico, a filhote irá ganhar uma linha de lembrancinhas personalizadas. A Sephora, uma rede de lojas de cosméticos, chegou a realizar uma campanha especial na Tailândia, com dicas de maquiagem inspiradas nas bochechas rosadas da pequena hipopótamo.
Mas nem toda a atenção trouxe resultados positivos. Visitantes e funcionários relataram que pessoas estavam atirando objetos em Moo Deng para observar sua reação, uma atitude que causa estresse à filhote e à mãe, que vive no mesmo local que ela.
Para coibir este tipo de ação, câmeras de segurança foram instaladas na área onde Moo Deng e outros hipopótamos vivem. O diretor do zoológico Khao Kheow, Narongwit Chodchoi também pediu aos turistas que respeitassem o espaço dos animais.
Além disso, surgiram questionamentos quanto a possíveis maus-tratos pelos quais Moo Deng estaria passando, já que nos vídeos o cuidador parece manipular a filhote de forma insistente, contra a sua vontade. A questão, no entanto, foi explicada pelo próprio zoológico: este tratamento busca adaptar a bebê hipopótamo ao contato humano, para que ela não desenvolva comportamentos agressivos ou perigosos quando estiver mais velha (e muito mais forte).
Hipopótamo-pigmeu
O hipopótamo-pigmeu (Choeropsis liberiensis) é nativo das florestas e pântanos da África Ocidental e é uma das duas espécies que atualmente existem na família dos hipopótamos.
A espécie chega a apenas metade da altura e um quarto do peso do hipopótamo-comum (Hippopotamus amphibius), que é nativo de grande parte da África subsariana. Enquanto um hipopótamo-pigmeu chega a no máximo 275 quilos, o hipopótamo-comum pode atingir até 3,2 toneladas.
Além disso, a espécie de Moo Deng se adapta melhor ao ambiente terrestre e vive mais de 40 anos. Porém, o hipopótamo-pigmeu infelizmente está ameaçado de extinção, sendo considerado em perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).