A organização responsável pelo Oscar anunciou quem vai apresentar a edição de 2025 da noite mais importante de Hollywood. Trata-se de Conan O’Brien, comediante e ex-apresentador de televisão, que será o anfitrião da premiação pela primeira vez, substituindo Jimmy Kimmel. A entrega do principal prêmio do cinema acontece em 2 de março.
Pouco conhecido do público brasileiro, o estadunidense de 61 anos ficou famoso em sua terra natal por apresentar o talk show “Late Night with Conan O’Brien” por mais de 15 anos. Ele também atuou como roteirista de programas de comédia, como “Os Simpsons” e “Saturday Night Live”. Ao longo da carreira, foi indicado a 31 Emmys, vencendo por cinco vezes.
A Academia, por meio de sua presidente e de seu diretor executivo, classificaram o comediante como “a pessoa perfeita para liderar nossa celebração mundial do cinema com seu humor brilhante, seu amor pelos filmes e sua experiência em televisão ao vivo”. Já O’Brien afirmou que “a América exigiu isso e agora está acontecendo”, logo após o anúncio na sexta-feira (15).
O principal desafio do anfitrião consiste em manter ou , até mesmo, aumentar a audiência do Oscar em relação a última edição. “Sua habilidade extraordinária de se conectar com o público permitirá que ele faça o que o Oscar faz de melhor: honrar os filmes e diretores espetaculares deste ano”, completa a Academia em comunicado.
No Oscar deste ano, cerca de 20 milhões de pessoas assistiram a premiação de 2024, um número visto com otimismo pela organização.
Brasil com chance de indicações no Oscar 2025
Com o apresentador definido, resta saber quais serão os indicados em cada categoria do prêmio. A expectativa brasileira é quanto ao longa “Ainda Estou Aqui“, filme de Walter Salles com atuações de Fernanda Torres, Selton Mello e Fernanda Montenegro.
A produção conta com distribuição internacional da Sony, tradicional na indústria, e já ganhou prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024. Por fim, “Ainda Estou Aqui” também vem chamando a atenção da mídia especializada no Oscar.
Alguns acreditam que a obra figure como forte candidato nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz para Fernanda Torres, Melhor Direção, Direção de Arte, Figurino e Roteiro Adaptado. Inclusive, até mesmo uma possível indicação para Selton Mello como Melhor Ator Coadjuvante.
Porém, só teremos certeza em quais categorias o filme vai concorrer no dia 17 de janeiro, data de anúncio dos indicados ao Oscar 2025.