“Jamais acredite nas redes sociais”, é o alerta de Amanda Santana, ex-amiga de uma influenciadora que foi presa por furto em uma loja nos Estados Unidos. O caso aconteceu em Cape Coral, na Flórida, e repercutiu por conta da detida, Marlena Velez, que acumula mais de 300 mil seguidores no TikTok.
A detenção da mulher de 22 anos se deu por conta de itens furtados em uma loja de varejo, totalizando prejuízo de 500 dólares (quase R$ 3 mil, na cotação atual). Marlena selecionou os itens e, no momento de pagá-los no caixa de autoatendimento, utilizou códigos de barra falsos para pagar mais barato pelos produtos domésticos e roupas.
No entanto, ação foi flagrada por câmeras de segurança da loja e a prisão dela teve a ajuda de um seguidor, que identificou a influenciadora em anúncio de procurada. Sem ser identificado, o seguidor forneceu o nome de usuário de Marlena Velez aos policiais, que a prenderam na quarta-feira (20).
Coincidentemente, ela havia publicado um vídeo no dia que realizou o furto. Ela se arrumava, ia até o local, escolhia os itens e os colocava no carro depois. Por fim, ela responderá por furto.
Histórico da influenciadora tem mais casos de furto
Além disso, a polícia de Cape Coral confirmou que a influenciadora acumula passagens semelhantes. Em 2019, foi presa e autuada pelo furto do carro de uma amiga, Amanda Santana, dona do alerta no início do texto.
Conforme explicado pela moça, Marlena pediu a chave do veículo emprestada para “passar o tempo” durante aula. Ao voltar, entretanto, o carro já não estava mais lá, muito menos a tiktoker.
Outro registro criminal de Marlena data de 2023, quando furtou uma loja Walmart. De acordo com a polícia, ela roubou cerca de 63 dólares em itens de cozinha. Após isso, a influenciadora precisou passar por curso anti-furto e período de seis meses de detenção. O que parece não ter surtido efeito.