Um homem encontrou, com a ajuda de um detector de metais, uma espada raríssima e de formato estranho em um pântano na Dinamarca. O objeto, segundo os pesquisadores, trata-se de um item utilizado para rituais de sacrifício e é datado de cerca de 2.500 anos atrás.
A espada milenar foi encontrada dobrada em formato de um ‘S’, o que fazia parte de um ritual antigo ainda pouco conhecido. De acordo com os arqueólogos, itens do tipo foram frequentemente depositados em pântanos como sacrifícios durante o início e o meio da Idade do Bronze no norte da Europa.
Embora a espada tenha sido encontrada na Dinamarca, seu design atípico remete a outros países mais ao sul da Europa. Ademais, o item e sua datação representa uma transição de armas mais leves usadas principalmente para esfaquear, para exemplares mais resistentes e mortais.
Mais itens históricos
Após a descoberta do homem, uma equipe do museu dinamarquês ROMU foi até o local. Poucos dias depois, eles também descobriram um grande “anel de pescoço” de bronze a apenas 70 metros de distância. Este é apenas o segundo objeto do tipo encontrado na Dinamarca, e os pesquisadores acreditam que ele seja originário da costa báltica da Polônia.
Além disso, os arqueólogos encontraram outros artefatos da Idade do Bronze, incluindo dois pequenos machados, anéis de tornozelo e o que pode ser um fragmento de uma agulha.