Cavalhadas de Pirenópolis retornam ao cavalhódromo; saiba detalhes da festa

As tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis voltam a ocorrer no Cavalhódromo da cidade. O local estava interditado desde setembro de 2021 devido a problemas nas arquibancadas, rampas e escadas. Neste ano, a festa está prevista para os dias 28, 29 e 30 de maio.

Para que o evento seja realizado no habitual campo de batalhas, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) promoverá uma série de adequações, como remoção de escadas e rampas de acesso, que estão com as estruturas comprometidas.

A volta da encenação para o local de origem foi comemorado pelo secretário de Cultura de Pirenópolis, Ronaldo Félix. “A Festa do Divino possui uma integração entre todas as suas partes, as alvoradas, as procissões, o cortejo do imperador, as novenas. E tudo isso acontece em locais muito próximos uns dos outros. Então, com o retorno para o Cavalhódromo, as Cavalhadas voltam a integrar esse circuito tão importante, que é a característica da Festa do Divino”, disse.

História

As Cavalhadas fazem parte da Festa do Divino Espírito Santo, parte da Festa do Divino Espírito Santo, reconhecida, em abril de 2010, como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Inspiradas nas tradições de Portugal e da Espanha na Idade Média, o evento ocorre há mais de 200 anos em Goiás, como demonstração de religiosidade e cultura, além de serem incentivo ao turismo e à economia local.

A encenação consiste na representação das batalhas entre cristãos e mouros que ocorreram durante a ocupação moura na Península Ibérica, entre os séculos IX e XV. São dois exércitos com 12 cavaleiros cada que, durante três dias, se apresentam encenando a luta ricamente ornada com coreografias.

Além dos cavalheiros, há a presença dos mascarados, personagens que se vestem com máscaras e saem às ruas a cavalo ou a pé.

Compartilhe

Whatsapp
Enviar mensagem