A noite de domingo (8) foi marcada por emoção, memória e espiritualidade com a celebração da missa que abriu oficialmente as comemorações dos 50 anos da Fundação Frei João Batista Vogel.
A celebração ocorreu na Paróquia São Francisco de Assis, em Anápolis, e reuniu colaboradores, frades franciscanos, parceiros e membros da comunidade para uma ação de graças por cinco décadas de atuação da Fundação na comunicação e no serviço social.
Frei Carlos Antônio, ministro da Província do Santíssimo Nome de Jesus, foi quem presidiu o momento e reforçou o caráter da data e a ligação da Fundação com a história da fé, da igreja e da comunicação no Centro-Oeste.

Abertura do Jubileu de Ouro
Para o diretor executivo da Fundação, Victor França, o primeiro evento do Jubileu de Ouro simboliza a gratidão por todas as pessoas que ajudaram a construir essa história.
“Sabemos que todos que passam pela Fundação deixaram alguma coisa de bom, teve uma contribuição muito positiva para que ela chegasse hoje tão bem nos seus 50 anos”.
Além disso, a missa foi dedicada a agradecer, homenagear e também projetar o futuro de uma instituição que, há meio século, tem no rádio uma ferramenta de evangelização, informação e transformação social.

Transformar vidas
A coordenadora de projetos sociais da FFJBV, Inaê Lara Ribeiro, destacou que a essência do trabalho desenvolvido ao longo dos anos é a transformação de vidas, por meio da escuta, do cuidado e da ação concreta.
Segundo ela, fora do que vai ao ar pelo rádio ou de forma online, a Fundação mantém ações sociais contínuas, como a distribuição de cestas básicas, projetos educacionais, formação profissional e iniciativas voltadas ao acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Se ela tem fome, a gente busca dar de alimento. Se ela tem fome de educação, a gente busca também por esse alimento, e, sem falar na evangelização, na nossa missão franciscana, que também é alimento”.
O repórter e âncora do São Francisco News, Jonathan Cavalcante reforçou ao definir o trabalho desenvolvido na Fundação como uma missão com responsabilidade social, que vai além do jornalismo e do entretenimento, alcançando também o cuidado com o próximo.

Fé, conteúdo e sustentabilidade
Representando o setor administrativo, o gerente comercial Alex Arruda destacou o desafio diário de equilibrar evangelização, conteúdo de qualidade e sustentabilidade financeira.
Ele ressaltou o papel dos parceiros comerciais da FFJBV para a manutenção da operação e da segurança no jornalismo e na programação das emissoras.
“Os parceiros também colhem os frutos da nossa qualidade de programação, do nosso entretenimento, a credibilidade que a gente tem no nosso jornalismo”.

Passado, presente e futuro
Encerrando as reflexões, Frei Ronildo, secretário provincial, resumiu o sentimento que marcou a celebração: gratidão pelo passado, compromisso com o presente e esperança no futuro.
Para ele, os 50 anos da Fundação Frei João Batista Vogel representam uma trajetória que fala ao coração do povo, informa, evangeliza, acolhe e transforma.
As comemorações do Jubileu de Ouro seguem ao longo da semana, com uma programação especial que reforça o papel da Fundação na comunicação regional e na vida das comunidades que acompanha diariamente.