A Organização Mundial da Criatividade (WCO) escolheu Anápolis como uma das cidades que vai sediar o festival no Brasil em 2025. O intuito do evento colaborativo contempla conectar lideranças criativas e promover soluções inovadoras para os desafios globais contemporâneos.
O projeto faz parte da programação do Dia Mundial da Criatividade, comemorado mundialmente em 21 de abril. Da data até o dia 23, será quando Anápolis sediará palestras e explorará a originalidade de sua população. A princípio, o objetivo da WCO é organizar 100 eventos simultâneos em cidades do Brasil durante o período.
“Este festival é uma oportunidade única para que pessoas, empresas e instituições de Anápolis dialoguem e se conectem com uma rede global de criatividade. Nosso objetivo é criar um espaço onde profissionais, empresas e a comunidade possam se unir para transformar ideias em ações que gerem impacto positivo”, explica o líder local da WCO, Danilo Costa. Além do produtor cultural, Andreza Rigo também organiza o Dia Mundial Criatividade no município.
Anápolis no centro da criatividade
Para a primeira edição em solo anapolino, contudo, os organizadores pontuam o foco em engajar a comunidade e fomentar resoluções únicas na cidade. “Queremos colocar Anápolis no mapa da criatividade global, mostrando o potencial transformador de talentos locais”, explica Costa. Segundo ele, a proposta inclui atividades que estimulem o envolvimento direto de voluntários e empreendedores, conectando diferentes setores em busca de soluções colaborativas.
“Nosso objetivo é criar um espaço que inspire soluções criativas para o desenvolvimento urbano e social, conectando a cidade a uma rede global de inovação.”, completa Rigo.
Todavia, a programação do WCO em Anápolis será anunciada de forma oficial em breve. Inicialmente, a previsão é que ocorram oficinas, palestras e atividades culturais voltadas para a transformação social e a promoção de lideranças criativas.
Dia Mundial da Criatividade
Por fim, data, criada em resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) com o apoio de 80 países, foi comemorada pela primeira vez em 21 de abril de 2018. Conforme cita a Wikipedia, seu advento caminha junto de um relatório especial da entidade sobre economia criativa que tratou o pensamento original multidisciplinar como “a verdadeira riqueza no século XXI”.