O grupo Matula Cênica apresenta, neste sábado (21), o projeto Eu feminino: Uma nova construção com oficinas formativas e performances artísticas com o foco no universo feminino e feminista. A programação será realizada na Escola de Teatro de Anápolis, no bairro Jundiaí, com atividades entre 9 e 19 horas. A inscrição é gratuita com classificação indicativa de 16 anos.
A ação propõe pesquisas, discussões e estudos sobre o feminino com base nas provocações cênicas da diretora Maria de Maria. “Pretendemos, ainda, investigar a construção cultural em torno do gênero feminino e o lugar dele dentro da sociedade atual. A partir deste estudo, criar a dramaturgia para o espetáculo e, nas oficinas e bate-papos posteriores, nortear o grupo por meio de discussões durante o processo de montagem”, afirma.
Programação:
- Parte I: 9 horas ao meio-dia;
- Parte II: 14 às 17 horas;
- Cena performativa ‘Travessias feministas experimento 03’ e conversa: 19 às 20.
Segundo a organização do projeto, a cena curta de teatro performativo é uma colagem de textos interpretados por Maria de Maria. “A proposta é colocar em xeque estereótipos atribuídos às mulheres que objetivam restringir os espaços, as falas e reprimir corpos femininos. A performance é um desabafo de uma mulher que coloca o corpo como um lugar de discurso”, afirma. A proposta foi contemplada pelo Fundo Municipal de Cultura do município 2021.