Jimmy Lee passou por uma experiência inusitada e raríssima nesta semana. O homem, que comemorava o aniversário de sua esposa, Paige Hawkins, no restaurante The Quayside, em Stourport, no Reino Unido, encontrou uma pérola num prato especial de mexilhões enquanto a mulher comia lagosta.
Acontece que, enquanto mastigava, Jimmy acabou mordendo alguma coisa dura, que ele a princípio deve ter pensado se tratar de uma pedra. Ao cuspir o pequeno objeto o homem se surpreendeu ao perceber que se tratava de uma pérola natural.
“Ficamos chocados. Era pequena, minúscula, mas não sabia que podia vir de mexilhões”, disse Paige em entrevista à Fox News. Jimmy optou por dar a pérola a sua esposa, que planeja fazer um pingente com a pequena joia.
A gerente do restaurante, Vee Alexander, afirmou que o estabelecimento serve em média de 25 kg de mexilhões por semana, mas esta foi a primeira vez que uma pérola foi encontrada no local.
Pérola: origem e valores
As pérolas são produzidas por alguns moluscos, as ostras e mexilhões, em reação a corpos estranhos que invadem os seus organismos, como vermes ou grãos de areia. Isto significa que podem ser formadas tanto naturalmente quanto por cultivo humano.
Na joalheria, o valor de uma pérola é determinada por seu tamanho, uniformidade de cor, formato esférico e brilho. A pérola encontrada por jimmy, levando em conta estes critérios, não vale muito dinheiro, mas certamente possui beleza, e grande valor emocional para o casal.