O prédio da Børsen, antiga Bolsa de Valores de Copenhague, na capital dinamarquesa, foi gravemente danificado por um incêndio na manhã desta terça-feira (16). O prédio em estilo renascentista existia a mais de 400 anos.
O incêndio está sendo chamado de “Notre-Dame Dinamarquesa” pela imprensa internacional Bombeiros cercaram o prédio, que é um dos mais antigos da cidade e fica ao lado do Parlamento.
Um pináculo em espiral que era a característica mais marcante do prédio desabou em meio às chamas, em um momento que foi registrado em vídeos que circulam nas redes sociais.
“Imagens terríveis da Børsen. Tão triste. Um edifício icônico que significa muito para todos nós, eu acredito. É como se fosse Notre-Dame para nós”, disse o primeiro-ministro Troels Lund Poulsen em uma postagem no X, ex-twitter.
“A Bolsa está em chamas. Pedimos a todos que se afastem da área ao redor de Slotsholmen. Os bombeiros estão no local.”, pediu a Câmara de Comércio da Dinamarca em seus perfis oficiais nas redes.
Até o momento, não há informações sobre vítimas, nem sobre o motivo do incêndio.
O prédio histórico foi encomendado pelo rei Christian IV e construído entre 1619 e 1640, o edifício é considerado um exemplo do estilo renascentista dinamarquês e era um importante ponto turístico do centro de Copenhague.