Segundo a assessoria, o músico estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), da Casa de Saúde São José, no Humaitá

Morre, aos 88 anos, João Donato de Oliveira, ícone do MBP; velório será no Theatro Municipal, no Rio

Aos 88 anos, o cantor e compositor João Donato morreu na manhã desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro. Com diversos problemas de saúde, o ícone do MPB chegou a tratar recentemente uma infecção pulmonar. A informação foi confirmada em um comunicado oficial, porém sem revelar a causa da morte.

No Instagram do artista, a equipe dele informou que o velório acontecerá no Theatro Municipal do Rio, em horário a ser definido. Em junho, Donato esteve internado, mas a família não divulgou a condição dele.

Nascido em Rio Branco, no Acre, em 1934, João Donato de Oliveira ganhou paixão pela música desde cedo, quando ganhou um acordeão ainda criança. A primeira gravação profissional aconteceu como integrante da banda de Altamiro Carrilho. Tempos depois, trabalhou com Fafá Lemos e tornou-se suplente de Chiquinho do Acordeom.

Em 2010, foi vencedor do prêmio Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Jazz, pelo trabalho em Sambolero. Oito anos depois, foi reconhecido pelo Prêmio da Música Brasileira. Com a obra Donato Elétrico, disputou a categoria de Melhor Álbum Instrumental e, no ano passado, concorreu ao Melhor Álbum de Música Popular Brasileira com Síntese do Lance.

Compartilhe

Whatsapp
Enviar mensagem