A atriz britânica Maggie Smith, famosa por interpretar a Professora Minerva McGonagall na saga “Harry Potter“, faleceu nesta sexta-feira (27) no Hospital Chelsea e Westminister, em Londres. Ela completaria 90 anos em dezembro. A morte foi confirmada pela família e pela assessoria. A causa não foi divulgada.
A atriz se tornou mundialmente reconhecida, ganhando o carinho de milhões de fãs, especialmente dos jovens que acompanharam a saga “Harry Potter”. A personagem, rígida mas de coração doce, fez com que muitos se identificassem com a Grifinória, casa da qual era a chefe.
Maggie, muito além de Harry Potter
Maggie Smith foi aclamada como uma das maiores atrizes de sua geração. Ao longo de sua carreira, conquistou dois prêmios Oscar: o de Melhor Atriz, em 1969, por “The Prime of Miss Jean Brodie” (“A Primavera de uma Solteirona”) e o de Melhor Atriz Coadjuvante, em 1979, por “California Suite” (“Um Apartamento na Califórnia”).

Além disso, foi indicada outras seis vezes por atuações em filmes como “Othello” (1966), “Travels with My Aunt” (1973), “Room with a View” (1986) e “Gosford Park” (2022).
Embora tenha se consagrado com a saga “Harry Potter”, tendo atuado em todos os oito filmes, Maggie também viveu outros papéis de destaque, como a Condessa Viúva de Grantham na série “Downton Abbey”, com atuação que lhe rendeu cinco indicações ao Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante.
Em comunicado oficial, os filhos de Maggie, Chris Larkin e Toby Stephens, expressaram a profunda tristeza com a perda: “Ela deixa dois filhos e cinco netos, todos devastados pela perda de sua extraordinária mãe e avó”.
A BBC informou que Maggie faleceu de maneira tranquila, cercada por familiares e amigos. A família pediu respeito à sua privacidade neste momento.

Câncer de mama
Durante as gravações de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, Maggie foi diagnosticada com câncer de mama. Mesmo durante as sessões de quimioterapia, insistiu em continuar atuando, aparecendo em cena com perucas e acessórios. “Demorei a perceber a seriedade da doença, mas o tratamento foi tão rápido que mal tive tempo de processar”, comentou ela na época.
Daniel Radcliffe, que deu vida a Harry Potter, prestou sua homenagem à atriz em sua conta no X (antigo Twitter): “É de partir o coração. Maggie era uma das mulheres mais talentosas que o mundo já viu. Seu legado é incomparável e ela será eternamente lembrada”.
Maggie Smith nasceu em Ilford, Inglaterra, em 1934, e iniciou sua carreira no teatro da Oxford Playhouse nos anos 1950. Sua estreia profissional aconteceu em Nova York, na produção “New Faces of 1956”. Ao longo dos anos, tornou-se um dos maiores nomes do teatro britânico, recebendo o prêmio Evening Standard por suas atuações em “The Private Ear” e “The Public Eye”.
Ao longo de sua carreira, Maggie Smith brilhou tanto no cinema quanto no teatro e na TV, sendo agraciada com dois Oscars, oito BAFTA Awards, quatro Emmy Awards e um Tony.