Premiação sediará dua 96ª edição

Oscar exige que filmes fiquem mais tempo em cartaz; entenda mudanças

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou novos requisitos para produções que pretendem concorrer ao Oscar de melhor filme, a partir de 2025. Filmes lançados a partir de 2024 devem permanecer, no mínimo, sete dias em cartaz, em 10 das 50 maiores cidades dos Estados Unidos, no prazo de 45 dias após o lançamento.

A atual regra exige que o filme deve ficar em exibição durante sete em somente seis da maiores cidades americanas. Além disso, produtoras que estiverem com filmes planejados para o fim do ano devem avisar a instituição responsável pelo Oscar sobre os planos de distribuição. Essas mudanças devem afetar com mais impacto, plataformas de streaming, distribuidoras independentes e filmes estrangeiros que estejam buscando indicações às categorias principais.

Os chefes da academia, Bill Kramer e Janet Yang, explicaram sobre o motivo da nova regra.

“Nossa missão é celebrar e honrar as artes e ciências do cinema, e nossa esperança é que as novas regras aumentem a visibilidade de filmes ao redor do mundo, encorajando o público a ir até as salas de cinema. Com base em conversas com vários parceiros da indústria, sentimos que essa decisão beneficia artistas e cinéfilos na mesma medida.”, afirmou.

O Oscar sediará a 96ª edição dia 10 de março de 2024, com o anúncio dos indicados principais feito no dia 23 de janeiro.

Compartilhe

Whatsapp
Enviar mensagem