A Pantone, empresa que padroniza cores para a indústria e designers de todo o mundo, já possui a tradição de anunciar uma “cor do ano” poucos dias antes da virada. Para 2024 o tom selecionado foi o “13-1023 Peach Fuzz” (“Penugem de Pêssego”, em português). Conforme a Pantone, a cor é aveludada e gentil.
“Em tempos de turbulência em muitos aspectos de nossas vidas, nossa necessidade de cuidado, empatia e compaixão se torna ainda mais forte, assim como nossa imaginação de um futuro mais pacífico”, escreve a empresa.
A intenção é de que a cor, que será usado nos designs de produtos dos mais diversos tipos, promova uma “nova modernidade”, centrada na experiência humana. Trata-se também, segundo a empresa, de uma nuance sofisticada e contemporânea.
“Um confortável tom de pêssego, suavemente abrigado entre o rosa e o laranja, PANTONE 13-1023 traz uma noção de pertencimento, inspira a recalibração e a oportunidade para o cuidado, com um ar de calma, abrindo espaço para que sejamos, sintamos nos curemos e floresçamos”, diz Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Insitute.
2024 será o 25° ano em que a Pantone define uma cor do ano, as escolhas da empresa se baseiam em tendências do mercado, mas também no “clima mundial”. A primeira cor do ano Pantone foi o “Cerulean Blue” em 1999.
Empresas parceiras da Pantone fabricarão alguns de seus produtos em “Peach Fuzz”. A Motorola anunciou que os smartphones razr+/40 ultra e edge 40 neo (lançamento) ganharam versões com a cor do Ano.