Projeto de Lei busca reconhecer Festa Junina como patrimônio cultural e imaterial goiano

Considerada como a maior festividade popular do Brasil, a Festa Junina pode se tornar patrimônio cultural e imaterial goiano. O projeto é do Deputado Charles Bento (MDB) e deve ir ao plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a partir de 15 de fevereiro, quando os trabalhos do parlamento estadual retornam.

Na justificativa, Charles afirma que junho é um dos meses mais esperados do ano em Goiás. Isso porque as tradicionais festas juninas são marcadas por comemorações repletas de fogueiras, bandeirinhas, danças e comidas típicas do estado.

“Em diversas escolas, os traços musicais se misturam em variados estilos, que vão do hip-hop, sertanejo e forró a outros gêneros musicais. Os alunos se divertem com comidas e decorações típicas e a grande maioria deles ainda auxiliam na arrecadação de fundos para as escolas”, diz o parlamentar.

Aprovação

O projeto já foi encaminhado para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), após a revisão o texto deve ser encaminhado à Alego para votação em dois turnos. Caso seja aprovada pela casa legislativa, a matéria dependerá somente da sanção do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

Compartilhe

Whatsapp
Enviar mensagem