O rei Charles III foi coroado, neste sábado (6), na Abadia de Westmisnter, em Londres, ao lado da rainha consorte Camilla. O monarca britânico assumiu o trono em setembro de 2022, após o falecimento da mãe, a rainha Elizabeth II, que ocupava o posto desde junho de 1953, há quase 70 anos.
A celebração teve repercussão mundial e contou com a participação de aproximadamente 2.200 pessoas. Segundo o Palácio de Buckingham, foram convidados representantes de 203 localidades do mundo, bem como agentes comunitários de caridade. A cerimônia religiosa foi celebrada pelo arcebispo da Cantuária, Justin Welby, que é líder da Igreja Anglicana.
Por volta de 3h15, pelo horário de Brasília, começaram a chegar os primeiros convidados. A partir das 5h30, atuais e antigos chefes de Estado, ministros britânicos e realezas de outros países começaram a se deslocar. Às 6h50, o rei e a rainha chegaram em Westminster, em uma procissão.
Às 7 horas, a cerimônia começou. Ao ser apresentado aos súditos, Charles fez o juramento com a mão sob a bíblia, concebeu a assinatura e fez uma prece. Momentos após a oração do arcebispo, o primeiro ministro britânico, Rishi Sunak, fez uma leitura da Epístola de Colossenses.
O momento da coroação aconteceu às 7h45, através da unção do óleo sagrado, feito de especiarias e consagrado em Jerusalém.