Rodrigo Faro abriu um processo contra a Rede Globo. O apresentador, que trabalha na Record TV, exige que os veículos controlados pela família Marinho retirem do ar as matérias sobre a gafe cometida pelo apresentador durante o programa Hora do Faro, em 24 de novembro de 2019.
Durante uma homenagem a Gugu Liberato, que havia morrido três dias antes, Rodrigo Faro reapresentou uma matéria de Gugu na Record sobre o Dia dos Pais. Foi neste momento que o apresentador, sem perceber que ainda estava no ar, perguntou à equipe, sério: “Como está a audiência?”. Na época o caso provocou indignação nas redes sociais.
O F5 teve acesso ao processo movido pelo apresentador no Foro de Barueri do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Além do novo processo contra a Globo, Rodrigo Faro luta na justiça contra o Google desde 2021, com demandas semelhantes: obrigar o motor de pesquisa a tirar do ar os links com informações negativas à sua imagem.
Vitória contra o Google
Rodrigo Faro ganhou a ação contra o Google em todas as instâncias, no entanto a empresa alegou ser impossível retirar todo o conteúdo do ar, já que parte dele pertence à outras organizações. O TJ-SP determinou então que Faro processasse individualmente os veículos, como a Globo, baseando-se no ganho de causa que teve com o Google.
“O autor [Rodrigo Faro], que até aquele momento era estimado por todos e nunca se envolvera em polêmicas, em um único episódio viu-se sendo julgado e atacado de maneira sórdida simplesmente pelo fato de que estava exercendo seu trabalho, apesar das homenagens prestadas naquele momento”, diz o trecho do processo.
Até momento, a Globo não se manifestou. A emissora normalmente não comenta casos que correm na justiça.