Símbolo do Cerrado, a seriema ostenta um canto inconfundível e que pode ser ouvida a mais de 1km de distância. Para quem vive no bioma, é difícil não ter se deparado com a ave de porte imponente e cauda longa. Agora, o pássaro, que já inspirou projetos culturais pelo país, principalmente na música sertaneja, batiza o nome de documentário produzido por Lucas Lanne, artista anapolino, e que terá estreia oficial nesta quarta-feira (4), com exibição gratuita no Cine Sibasolly, às 20h, em Anápolis.
Conhecido dos palcos pela cidade, o músico decidiu se lançar na área audiovisual. Como diretor e roteirista, o objetivo foi de produzir documentário “Seriema”, com gravações iniciadas em 2018. A obra autoral trata da criação de uma marionete única idealizada para a companhia circense Boca do Lixo pelas mãos da marionetista argentino-brasileira Rocío Walls.
O processo de lançamento do documentário, além da estreia oficial, consiste em apresentações em escolas de Anápolis. Até o momento, duas instituições de ensino já exibiram o curta-metragem, com outras duas recebendo a obra nos próximos dias. O intuito ao passar pelos colégios é propor diálogos sobre a produção audiovisual. Ademais, o cronograma de exibições de “Seriema” pode ser conferido ao fim do texto.
Por fim, além das exibições in loco, “Seriema” pode ser assistida de maneira online até o próximo dia 15 em seu site oficial: seriemaocurta.com.
Sinopse
A produção do curta-metragem teve início com a passagem da marionetista Rocío Walls por Goiás, durante turnê em 2018, para criar uma peça única e representativa do Cerrado goiano: uma seriema. A ave é símbolo do bioma, reconhecida pelo seu canto inconfundível, sua força e velocidade. Inspirada pela resistência e pela beleza dessa espécie, a artista transforma seu talento e sensibilidade em uma obra cênica de profunda conexão artística.
Pela ótica de Lanne, a produção acompanha o processo criativo de Rocío Walls na manufatura do boneco. Contudo, “Seriema” busca unir a riqueza presente no Cerrado com a cultura circense, numa celebração cultural ampla e sinérgica. O curta-metragem utiliza de recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, por meio da Secretaria de Integração.
Data de exibições de ‘Seriema’
Estreia do documentário
Data: 04/12 (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Cine Sibasolly
Exibição do curta-metragem e bate-papo
Data: 11/12 (quarta-feira)
Horário: 8h
Local: Escola Municipal Wady Cecílio
Exibição do curta-metragem e bate-papo
Data: 12/12 (quinta-feira)
Horário: 8h
Local: Escola Municipal Luiz Carlos Bizinoto