Inscrições para o edital Pontos de Cultura encerram nesta segunda-feira (7)

Termina nesta segunda-feira (7) o prazo para se inscrever no Edital dos Pontos de Cultura do Estado. O projeto da Secretaria de Cultura de Goiás (Secult) tem como objetivo incentivar a política cultural no estado. Os recursos do projeto são através da Lei Aldir Blanc que, em 2021, já beneficiou 30 pontos de cultura. Para realização dos eventos culturais, serão destinados uma verba no valor de R$ 1.953.196,55. Leia o edital e se inscreva.

Quem pode se beneficiar

Conforme os dados levantados pela equipe de Programas e Projetos Culturais e Artísticos da Secretaria de Cultura, esse projeto irá beneficiar de forma direta ou indireta o patrocínio de ações da área de cultura popular, festivais, eventos e pontos de cultura.

Boa parte dos recursos da lei que implementa o benefício é para utilizar com gastos direcionados a equipe e estrutura necessária, entre eles profissionais como técnicos de luz, som, além de custear o aluguel de espaço. Sobre o edital dos festivais de artes, a previsão é que tenham duração de três dias, o qual pode-se citar o Goiânia Noise e o Festival Audiovisual Vera Cruz (Favera).

A voz do dirigente

O gerente de Planejamento e Fomento à Cultura da Secult Goiás, Sacha Witkowski, revela que o momento é de viabilizar essas pessoas que não eram notados.  ”A Lei Aldir Blanc trouxe um pouco de alento aos trabalhadores que tiveram que paralisar suas atividades. No ponto de vista mais amplificado, ela também trouxe visibilidade a nichos culturais dentro dos setores produtivos que em leis de incentivos tradicionais não conseguiam aparecer”, afirmou o gestor.

Alterações do executivo

A Lei Aldir Blanc foi elaborada em junho de 2020 e carrega o nome do músico em sinal de homenagem. E foi um dos primeiros artistas a falecerem em decorrência da Covid-19.  Em maio de 2021, a lei foi sancionada pelo atual Presidente da República, Jair Bolsonaro, que fez algumas alterações para melhorá-la, concedendo um prazo maior para a execução das chamadas contrapartidas culturais e ampliando o prazo para a prestação de contas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email
Whatsapp
Enviar mensagem