VIDEO: Clipe acusado de racismo leva música ao topo da Billboard Hot 100

“Try That In A Small Town” (Tente isso em uma cidade pequena), de Jason Aldean, está no topo da Billboard Hot 100 nesta semana. O  ranking é um dos principais medidores de audiência nos Estados Unidos (EUA). A música conquistou o primeiro lugar após Jason ser acusado de racismo.

O videoclipe da faixa estreou no Youtube no dia 14 de julho e incluía imagens reais de protestos do movimento Black Lives Matter. Os trechos foram removidos logo após as primeiras críticas. O cenário escolhido também causou indignação: a Maury County Courthouse foi palco de um linchamento ocorrido em 1927, quando manifestantes racistas removeram do prédio um jovem negro de 18 anos e o arrastam pelas ruas da cidade com um carro.

Estes fatores, junto à própria letra da música, levaram a acusações de racismo e posicionamentos contra o Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) e outros movimentos de combate à brutalidade policial e à discriminação.

Trecho inicial da música:

“Otário esmurra alguém em uma calçada / Assalta uma senhora no semáforo vermelho / Saca uma arma contra o dono de uma loja de bebidas / Você acha que isso é legal, então, se quiser aja como um tolo/ desrespeite um policial, cuspa em seu rosto/ pise na bandeira e queime-a / sim, você pensa que é durão”…

Veja o clipe:

Compartilhe

Whatsapp
Enviar mensagem